500 MIL FRENTISTAS PODEM PERDER O EMPREGO
A Lei 9.956 de 12 de janeiro de 2000, que veta a colocação de equipamentos em postos de combustíveis para a realização de autosserviço ainda está em vigor. Mas o risco de mudança nessa Lei é iminente.
O governo federal editou uma Medida Provisória (MP) que autoriza, entre outras coisas, a venda de álcool combustível diretamente das usinas aos postos e, de forma oportunista, o deputado Kim Kataguiri introduziu à MP uma Emenda que estabelece a implantação do autosserviço nos postos de combustíveis com a justificativa de redução no preço dos combustíveis. Essa medida se aprovada, pode colocar mais de 500 mil trabalhadores na rua, engrossando a massa de desempregados, já beirando os 15 milhões de brasileiros.
O argumento de redução do custo dos combustíveis através da eliminação dos postos de trabalho está completamente equivocado, pois o ônus dos custos da força laborativa dos frentistas tem um impacto pouco significativo, diante do preço absurdo do combustível. Segundo o DIEESE, apenas 1,72% corresponde à folha de pagamento dos frentistas (estudo considera apenas gasolina e diesel. No etanol o impacto deve ser ainda menor).
Além dos problemas sociais gerados com a demissão em massa de trabalhadores e com milhares de famílias sem renda, num momento extremamente difícil economicamente, temos outras questões que precisam ser levadas em conta, como por exemplo:
. Despreparo do motorista no manuseio das bombas de combustível;
. Produtos inflamáveis altamente perigosos;
. Contato com produtos químicos como o Benzeno (cancerígeno), sem equipamento de segurança;
. Risco de assalto na hora do abastecimento e longas filas.
O FRENTISTA é um profissional capacitado, com treinamento para dar um atendimento de qualidade, que além de abastecer o veículo, verifica outros possíveis problemas, orienta o condutor da melhor forma. Não podemos aquiescer que seja transferido para a população o perigo do autosserviço.
Não ao autosserviço, não ao desemprego!
Vera Lucia Silva
Presidente
SINDICATO DOS FRENTISTAS DE LONDRINA E REGIÃO
Notícias relacionadas

Feliz 2022
22 de dezembro de 2021
8 DE DEZEMBRO
06 de dezembro de 2021
Luta contra a Lei de auto-atendimento
16 de novembro de 2021
#DigaNãoAoSelfService
25 de outubro de 2021
Querem acabar com nosso emprego
13 de setembro de 2021
Demitir frentista não baixa preço de combustível
13 de setembro de 2021
RELAÇÃO DOS CONVENIOS EM LONDRINA – 2021
19 de julho de 2021
Tabela salarial 2021/2022
19 de julho de 2021
Cursos de Graduação 100% Online.
17 de março de 2021